Marco Antonio Silva

13 de nov de 20183 min

Design de Serviço, como ir além do seu produto?

Atualizado: 26 de mai de 2020

Uma das abordagens utilizadas pelo ecossistema Garage Criativa e Garage Hub, o Design de Serviço evidencia a importância da experiência do cliente para o sucesso do negócio e a coloca no mesmo patamar de relevância da qualidade do produto.

A evolução tecnológica e o advento das mídias sociais provocaram uma série de mudanças no mercado e, principalmente, no perfil do consumidor.

Com uma concorrência cada vez maior e clientes mais exigentes, as empresas se viram diante da necessidade de rever os seus modelos de negócios e o Design de Serviço se destacou como uma das soluções mais efetivas.

Saiba mais sobre essa abordagem adotada pela Garage e como ela pode te ajudar a redesenhar sua oferta para o mercado, permitindo que sua organização seja transformada.

O novo consumidor presta atenção na qualidade do produto e quer que ele atenda às suas expectativas, mas também leva em consideração o serviço prestado. Por isso, as empresas devem estar atentas a estes aspectos intangíveis do negócio que fazem a diferença na jornada do cliente. E é neste ponto que o Design de Serviço se mostra fundamental para a elaboração de estratégias das organizações.

O que é o Design de Serviço?

De acordo com Marco Antonio Silva, que é um dos facilitadores de nosso time no Garage, em seu artigo Design de Serviço (em inglês, Service Design) "é a atividade de planejamento e organização de pessoas, infraestrutura, comunicação e componentes materiais de um serviço para melhorar sua qualidade e a interação entre o provedor de serviços e seus clientes/consumidores".

A abordagem do Design de Serviço se baseia na análise cuidadosa de todas as etapas da jornada do usuário, que é constituída por pontos que quando são ligados resultam na experiência do consumidor.

Estes pontos de contato são os momentos em que cliente e empresa interagem durante esta jornada seja por meio de canais reais, como no balcão de uma loja física, ou virtual, como um site.

Como o Design de Serviço foca na interação empresa/consumidor, os colaboradores representam uma parte fundamental nesta metodologia. Os funcionários precisam estar em sintonia com os objetivos da empresa para prestar um serviço satisfatório e que agregue ainda mais valor ao produto.

O serviço como um todo deve ser pensado de modo minucioso em relação a todos os detalhes. Afinal, de nada adianta um produto de boa qualidade se o serviço oferecido é ruim.

Indo além do produto: como aplicar o Design de Serviço

Com base no artigo no site UX matters, a mostramos os quatro estágios de implementação do Design de Serviço:

> Exploração: fase em que a equipe faz um exercício para entender como o cliente percebe a cultura da empresa e suas expectativas em relação ao serviço;

> Criação: esta é a etapa da proposição de ideias para resolver o problema do consumidor e aprimorar o serviço. É importante que sejam envolvidas o máximo de pessoas no serviço, como colaboradores, stakeholders e consumidores;

> Reflexão: estágio de colocar em prática a ideia mais adequada e fazer testes;

> Implementação: aqui é hora de executar a solução que foi testada e obteve êxito.

Além do Design de Serviço, nosso ecossistema composto Garage Criativa - Escola de Inovação e Garage Hub - Consultoria de Design de Serviço, temos praticado em projetos outras abordagens como: User Experience, Design Thinking, Lean Startup e Agile, conectadas ajudam uma organização em sua jornada de transformação.

Nossa escola de inovação ou consultoria de design de serviço oferece soluções digitais para empresas e organizações de diferentes segmentos do mercado, que estão repensando em gerar uma nova oferta de produtos e serviços para seus clientes.

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