Design Research

Sobre o tema de aprendizado:

Design Research é nossa proposta de jornada de pesquisa do usuário com orientação do design, realizando uma investigação sistemática a fim de obter informações como parte do processo de entender a experiência do usuário.

 

O processo de  pesquisa emprega vários métodos e técnicas de coleta, análise e síntese de dados do usuário para chegar a conclusões, determinar fatos e descobrir problemas, de forma a revelar informações valiosas que podem ser inseridas no processo de concepção de soluções ( produtos e serviços ).

No contexto em que as pessoas lidam com muitos sistemas interativos no seu dia a dia e empresas precisam oferecer sempre as melhores soluções perante a concorrência, é extremamente importante que as equipes de Design e Desenvolvimento  conheçam os seus usuários para projetar melhores soluções.  

A proposta apresentar e ensinar os fundamentos e principais conceitos envolvidos em Research, assim como os principais métodos e técnicas de investigação dos usuários para a equipe de projeto, permitindo o entendimento de que pesquisa não se aplica apenas para desenvolvimento de produtos digital, vai além dessa vertente.

Conteúdo abordado:

  • Porque da pesquisa de experiência;

  • Planejamento da pesquisa de experiência;

  • Pesquisa quantitativa;

  • Pesquisa qualitativa;

  • Elaboração de questionários e os tipos de perguntas;

  • Recrutamento;

  • Desk research;

  • Pesquisas secundárias;

  • Entrevistas em profundidade;

  • Entrevistas de focus group;

  • Etnografia ou observação;

  • Pesquisa contextual;

  • Testes de usabilidade;

  • Implicações éticas e LGPD.

gc8.png

Ferramentas utilizadas nos workshops práticos:

  • Planejamento de pesquisa

  • Elaboração de questionários de pesquisa

  • Entrevista de Profundidade

  • Entrevista de Focus Group

  • Desk research

  • Safari

  • Testes A/B

  • Usuário oculto

  • Shadowing

  • Matriz de afinidades

Benefícios, por que estudar esse tema:

  • Uso de abordagens emergentes para desenvolvimento de soluções;

  • Desenvolvimento de cultura de inovação; 

  • Modelo de concepção de soluções e protótipos;

  • Aceleração do ciclo de inovação na organização;

  • Uso de modelo Lean para discovery de produtos.

Para quem se destina:

Profissionais que atuem nas áreas de inovação, desenvolvimento de software, digital, marketing e branding que queiram aprofundar o processo de concepção de produtos digitais com foco no usuário.