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Foto do escritorMarco Antonio Silva

Employee Experience como estratégia organizacional - aprimore a experiência no ambiente de trabalho

Atualizado: 26 de mai. de 2020



Employee experience é tendência no mundo dos negócios e, foca na criação de experiência para os funcionários de uma dentro do ciclo de desenvolvimento. O bom relacionamento entre empresas e colaboradores estimula a produtividade e melhores resultados quando pensamos em desenvolvimento de soluções.

O bem-estar dos colaboradores é fundamental para a produtividade da empresa e influencia diretamente na qualidade dos serviços. Por isso, muitas organizações adotaram a estratégia de Employee Experience (EX) para aprimorar a experiência no ambiente de trabalho.


Confira neste post do ecossistema Garage (Garage Criativa - Escola e Garage Hub - Consultoria) em que consiste esta estratégia e o que é necessário para implementá-la.


O conceito de Employee Experience (EX) se refere à experiência do funcionário no ambiente de trabalho e o seu relacionamento com a empresa. Esta metodologia de gestão de pessoas trata de todas as interações entre colaborador e organização no dia a dia.


Muitas empresas costumam focar suas estratégias na satisfação do cliente, tendo em vista o atendimento das expectativas do consumidor.


Proporcionar uma boa experiência do cliente é extremamente importante para qualquer negócio. Entretanto, a experiência do funcionário também é fundamental.


Como oferecer um bom serviço e prestar um ótimo atendimento se os seus colaboradores estiverem insatisfeitos?


Neste contexto, a Employee Experience ganha destaque como uma tendência no mundo dos negócios.



Como adotar uma estratégia de EX?



O principal foco de uma estratégia de EX é o cotidiano dos funcionários dentro da empresa, sua relação com processos e ambiente.


O colaborador deve sentir que é parte da empresa e ter seu trabalho valorizado para que seja um profissional engajado.




Um ambiente de trabalho agradável estimula a produtividade e é determinante para a retenção de talentos. Uma rotatividade alta gera custos para a organização.


Conheça cinco pontos fundamentais para implementar esta estratégia:


1 – Conheça o perfil dos seus colaboradores

É fundamental que a empresa conheça os seus funcionários e suas necessidades. Em seguida, estas informações precisam ser analisadas e organizadas para formar a base de estratégias de motivação eficazes.


2 – Tenha bons líderes

A atuação de bons líderes é essencial para incentivar o engajamento dos funcionários e motivá-los. Além disso, eles são os principais replicadores da cultura organizacional da empresa.


3 – Valorize os seus funcionários

Um bom ambiente de trabalho deve gerar oportunidades de crescimento profissional. É primordial que as empresas incentivem a evolução dos seus funcionários para que eles não tenham uma sensação de estagnação. Novos desafios são estimulantes. Faça treinamentos e avaliações de desempenho! O pagamento dos salários em dia também é crucial.


4 - O RH deve estar à frente deste processo

O setor de Recursos Humanos é fundamental para executar uma boa estratégia de EX. Os profissionais desta área são os responsáveis pelo cronograma de efetivação de todas as ações e por fazer reuniões periódicas com os líderes de todas as áreas para alinhar a estratégia que será adotada.


5 – Medir os resultados é fundamental

Acompanhe os resultados da sua estratégia de EX para ter o feedback sobre as ações que estão sendo efetuadas. A medição destes resultados pode ser feita por meio de entrevistas, por exemplo.


Quer saber mais dicas sobre como implementar a estratégia de Employee Experience?


Entre em contato com o ecossistema Garage, em nossa escola de inovação poderá ter acesso a capacitações, em nossa consultoria de transformação cultural terá acesso aos nossos roteiros para projetos de Employee Experience, Agile Transformation e Digital Transformation.


Até o nosso próximo artigo !


Garage Criativa


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