Qual a diferença entre transformação digital e transformação ágil?

A transformação digital é diferente da transformação ágil, porém ambas caminham juntas, são complementares uma da outra.



A transformação digital é um processo no qual as empresas fazem o uso da tecnologia para melhorar o desempenho e o progresso da escala de produto. E, através de pequenas entregas e feedbacks rápidos, conseguir maior conhecimento sobre os usuários finais, para assim, trazer novas e melhores experiências e gerar um produto significativo para o usuário final.


A transformação ágil é um processo que estamos vivendo atualmente, que vai muito além da tecnologia e metodologia. É um processo de transformação cultural, onde através da colaboração e aprendizado auxilia equipes a serem mais rápidas e inovadoras, transformando a cultura organizacional.


Para que a transformação ágil aconteça, não existe uma fórmula mágica. Exige mudança cultural e comportamental, onde trabalhamos a comunicação e a colaboração.

As oportunidades geradas por tecnologias digitais estão em constante evolução, e isso muda a forma como as empresas se conectam com seus usuários e como cria valor de acordo com a necessidade do cliente.


Para isso, os times devem ser organizados de forma flexível e focados em priorizar ciclos de planejamento curtos. É preciso manter transparência constante de atividades, objetivo e conquistas das equipes de trabalho, onde a adaptação é mais importante que velocidade.


É por isso que a transformação digital está impulsionando a transformação ágil. 


A tecnologia é só um meio que impulsiona e direciona a mudança, mas sozinha não gera valor nenhum. As pessoas não compram tecnologia, elas adquirem coisas significativas que fazem sentido para suas vidas.


Se você se interessou em saber mais sobre esse tema, procure o time de consultores do Garage Criativa ou nossos Workshop's de aprendizado prático.


Até nosso próximo post !


Elisabete Apis Oliani

Facilitadora do Aprendizado