Saiba como o UX Design e o MVP Sprint contribuem para criação do produto ideal



Especialista na implementação das duas estratégias, a Garage Criativa ajuda empresas a criar produto/serviço perfeito para seu público alvo.


Ao passo que a tecnologia evolui e se torna uma peça fundamental para novos modelos de negócios, o grau de exigência do consumidor também aumenta e eles demandam cada vez mais soluções inovadoras. Inseridas neste contexto, as empresas se perguntam: como chegar à oferta correta para o meu público alvo? A Garage Criativa vai falar um pouco neste post sobre duas abordagens adotadas pela startup no auxílio para formulação de produtos, a UX Design e o MVP Sprint.


Resultante da fusão entre tecnologia e pessoas, o processo de Transformação Digital concebido pela Garage Criativa ajuda empresas a criar produtos que sejam inovadores com o intuito de gerar uma boa experiência para o cliente. O laboratório de inovação se inspira nos conceitos relacionados ao design para buscar soluções digitais para organizações de diferentes segmentos do mercado.  O modelo de trabalho da startup possibilita que as empresas utilizem um novo mindset para a concepção de serviços.


Entenda o que é UX Design


UX Design, ou Design de Experiência do Usuário, é uma estratégia que leva em conta a experiência do cliente com a empresa durante toda a sua jornada de contato e interações com a marca. Isto significa que o design de experiência do usuário se constitui em uma forma de conceber produtos ou serviços tendo como foco a qualidade e a experiência do cliente.


Além de incentivar o desenvolvimento de produtos mais eficazes, o UX Design também se tornou uma poderosa ferramenta para conhecer mais profundamente as personas da empresa e construir uma relação de fidelização e engajamento com o cliente. Deste modo, a organização consegue produzir um retorno sobre o investimento e alcançar um crescimento sólido.


Para mapear toda a jornada do cliente é preciso estudar todas as fases de contato dele com a sua empresa, desde a descoberta até o fechamento da compra. Aqui, está incluso o contato do cliente com a divulgação feita online e offline.

Cabe destacar também que todos os funcionários da empresa devem estar comprometidos para oferecer uma mesma experiência ao usuário.


Conheça o MVP Sprint


Combinando três abordagens em que a Garage Criativa é especialista (Design Thinking, Lean Startup e Agile), o MVP Sprint é uma metodologia que considera o desenvolvimento do produto e como ele será testado no mercado. Sua principal finalidade é definir o MVP (Minimum Viable Product), ou Produto Mínimo Viável em português. 

O maior diferencial do MVP Sprint é a adoção do método científico na hora de criar um produto e trabalhar com base em hipóteses e testes com clientes para encontrar a solução ideal. A metodologia toda é ancorada no ciclo 'Construir – Medir – Aprender', advindo da abordagem do Lean Startup. Podem ser testados serviços ou produtos.


O MVP deve ser um produto com funcionalidades simples; a fim de ser entregue rapidamente; agregar valor e gerar receita; e possuir funcionalidades. Ele deve reunir estas características para que seja possível dar uma volta completa no ciclo de modo eficiente e veloz.


Ao todo, o MVP Sprint compreende cinco etapas: análise do funcionamento do mercado, formulação de hipóteses, definição de métricas e indicadores, escolha das funcionalidades do MPV e a crucial fase de testes.


Crie o produto ideal para o seu cliente com a ajuda da Garage Criativa! Entre em contato conosco e implemente a Transformação Digital na sua empresa.


Garage Criativa Lab

111 visualizações