top of page

A importância do Product Owner no contexto de construção de soluções inovadoras



O Product Owner (PO) é vital para o desenvolvimento de um projeto. É ele que “representa o cliente” e quem fornece o maior conhecimento, a visão por trás do projeto e o objetivo final desejado. Se não houver um PO em uma empresa, na maioria dos casos o processo de desenvolvimento se torna um caos, quando os prazos não são cumpridos e o produto é entregue com funcionalidades que não são realmente necessárias. No artigo de hoje vamos conhecer um pouco mais sobre os Product Owner e como eles podem trazer soluções inovadoras para as empresas.


Quem é o Product Owner


Um Product Owner é basicamente um membro de uma equipe que utiliza a metodologia agile (ou metodologia semelhante) responsável pelo fornecimento de produtos de alta qualidade. Em palavras básicas, o PO utiliza a metodologia para definir estórias e priorizar o backlog de um produto ou projeto. Ele é responsável por manter a integridade conceitual de novas funcionalidades, bugs ou melhorias, para que essas sigam uma visão definida para o produto ou projeto.


O papel do Product Owner no controle de qualidade é enorme. Ele é responsável pela qualidade final das entregas, sendo o único que deve ter poder de aceitar estórias como concluídas.


O papel do Product Owner


Imagine um software - um aplicativo da Web, uma loja de comércio eletrônico, um sistema Big Data, um serviço de mídia social ou qualquer outra coisa que valha a pena desenvolver - que está sendo criada por uma equipe de desenvolvimento como um produto.


De uma perspectiva de negócios, o que você precisa considerar para o seu produto? Há metas de negócios, um grupo específico de clientes / usuários alvo, um conjunto de recursos, concorrência no mercado, diferentes casos de usuários, escalabilidade, UX e UI, KPIs e uma infinidade de outros.

Nos termos mais simples, o Product Owner deve ser o único a considerar tais características e agir como um “maximizador de valor”, o que significa que sua principal tarefa é maximizar o valor fornecido pelo seu Produto. A responsabilidade do Product Owner é estar ciente das metas de negócios que o Produto precisa atingir e ajudar a adaptar o trabalho da Equipe de Desenvolvimento de acordo com essas metas.


Representando o cliente


O Product Owner representa o cliente e seus interesses na frente da equipe de desenvolvimento. Ele é quem sabe o que esse cliente quer e como ele quer, assim ele pode direcionar a equipe para que o trabalho não abandone seu foco a qualquer momento. Nesse caso, a função de Product Owner é desenvolvida por uma única pessoa responsável por estabelecer os objetivos do projeto e os requisitos do Backlog.


Planejamento


Mas o papel do Product Owner vai além da representação do cliente. É ele que planeja o projeto de desenvolvimento, pois estabelece as prioridades nos requisitos do produto e organiza o calendário de entrega.


Ao conhecer a situação do mercado para o qual o produto será direcionado, ele pode servir como um guia para a equipe e ajudá-los a desenvolver um produto muito mais competitivo.

Um bom Product Owner sabe como analisar os dados obtidos, tanto do mercado, do cliente, quanto da equipe de desenvolvimento. Com todas as informações obtidas de todas essas partes, ele é capaz de definir as estratégias de desenvolvimento, quais novos recursos devem ser introduzidos no produto ou o que eliminar.


Além das hipóteses


No desenvolvimento do produto não há lugar para as hipóteses, portanto, depois de obter todos os dados de todas as partes envolvidas no projeto, o PO define as prioridades. Além disso, um Product Owner tem uma grande capacidade de negociar, e sua principal responsabilidade é alcançar o entendimento entre o cliente e a equipe de desenvolvimento.

Em suma, um bom Product Owner é um bom comunicador para obter um bom fluxo de informações entre todas as partes da equipe e o cliente para quem trabalha.


Conclusão


O PO não é apenas um administrador, aceitando o que as partes interessadas dizem e adicionando-as ao backlog do produto. Claro, ele ouve o que seus stakeholders querem, mas eles fazem mais do que processar informações - eles descobrem necessidades latentes que o cliente ou usuário sequer imaginou.


Lembre-se: um bom Product Owner toma a iniciativa de desenvolver novos projetos, assume riscos por novas soluções e faz tudo isso enquanto mantém o valor para a empresa e para o usuário.


Por isso, tenha em mente todas essas características quando for contratar um PO para sua empresa.


Até meu próximo artigo ...


Elisabete Oliani

394 visualizações
bottom of page