top of page

Como utilizar o Agile como estratégia organizacional e vencer os desafios pós pandemia


No planejamento estratégico de 2020, quais ações foram pensadas por você para minimizar os impactos do coronavírus? Calma. Eu sei que essa é uma pergunta ridícula. Ninguém poderia prever essa pandemia nesse ano. Mas com o método Agile, você pode se preparar para o mundo pós-pandemia.

O método ágil não se tornou uma das mais importantes metodologias de trabalho por acaso. Ele é especialmente útil quando precisamos trabalhar de um jeito diferente mas, ao mesmo tempo, ainda mais eficiente, apesar dos desafios.


Confira como o Agile vai te ajudar a vencer no mercado pós-pandemia


· Ritmo constante


O método Agile permite que a equipe mantenha um ritmo de trabalho constante, apesar das distrações que possam surgir, como a ausência de contato pessoal ou os desafios do teletrabalho.

Isso acontece porque essa metodologia fornece padrões regulares de avanço dos trabalhos, fornecendo uma sensação de normalidade e controle para a equipe.


· Adaptação rápida


Ao mesmo tempo em que passa a sensação de “rotina” à equipe, a filosofia Agile permite que o sistema de trabalho seja rapidamente adaptado a qualquer mudança provocada pelo mercado.


Essa mudança pode acontecer no âmbito das prioridades da organização, prioridades dos clientes, conteúdo do trabalho ou forma de abordagem do problema.


· Divisão do trabalho em unidades menores


Para que essa adaptação seja rápida, o Agile fornece algumas ferramentas, sendo a principal delas a divisão do trabalho em pequenos blocos ou unidades. Executar um bloco de cada vez facilita as adaptações porque o trabalho é realizado em pequenas porções e em prazos mais curtos.


· Autonomia nos processos decisórios


Nos primeiros meses pós-pandemia, quando a crise passar e o mercado consumidor começar a voltar ao novo normal, os clientes terão pressa. As adaptações dos processos, que geralmente levariam dias, terão de ser feitas em poucas horas. E aí a filosofia Agile também ajuda.


O método Ágil reza que as equipes responsáveis pela realização de cada tarefa possuem autonomia para tomar decisões ao mesmo tempo em que são impelidas a compartilhar as descobertas, dificuldades e estágio de andamento do projeto entre todos os participantes.


Uma barreira: o distanciamento social



Como visto, a metodologia Agile, preferencialmente aliada ao Design Thinking, pode fazer maravilhas no novo cenário que surge. Entretanto, é preciso reconhecer que o novo mundo, em que o distanciamento social é a regra, também impacta a metodologia em si.

O maior exemplo desse impacto está em um dos princípios do desenvolvimento Agile: “A melhor forma de transmissão de informação é através da conversa 'cara a cara’”.


Esse tempo das reuniões presenciais acabou, pelo menos pelos próximos meses. Mas isso pode ser facilmente contornado por meio do uso de tecnologia.


Empresas que já tinham passado pela transformação digital certamente estão enfrentando as quarentenas e lockdowns sem grandes percalços. Já aquelas menos preparadas podem estar vivenciando um momento traumático.


Ambas, entretanto, podem cumprir o mandamento “cara a cara” por meio de encontros virtuais.


Incentive sua equipe a manter a câmera e o áudio ligados mesmo que não haja uma reunião agendada. Isso facilita a troca de informações entre a equipe naqueles momentos em que os indivíduos estão com a mão na massa.


A pandemia de coronavírus é, para a economia, um desafio gigantesco que há décadas a humanidade não enfrentava.


Mas com a ajuda da metodologia Agile sua empresa estará melhor preparada para sair mais rapidamente da crise e aproveitar as oportunidades que surgirão com o reaquecimento da economia. Nós do Garage Criativa e Garage Hub, temos a expertise em modelos de aprendizado e projetos de transformação para ajudar a sua organização a superar todos os desafios.


Quer saber mais sobre como a metodologia Agile pode ajudar seu negócio?


Entre em contato com nosso ecossistema, veja conhecer nossas soluções projetos e aprendizado !


Em nossos canais:







80 visualizações
bottom of page