Nos últimos anos, uma metodologia vem se destacando nas grandes empresas: o design thinking. Através dela, os profissionais passam a abordar os problemas de uma forma diferenciada e através de uma série de fases, conseguem achar uma solução para questões complexas. O design thinking está no cerne do desenvolvimento efetivo da estratégia e da mudança organizacional. Neste artigo, vamos explicar como essa metodologia pode otimizar os trabalhos das empresas.
O que é Design Thinking
Design Thinking é um modelo estratégico para resolver problemas dentro e fora da empresa. Os profissionais usam esse modelo porque ajuda a focar claramente os objetivos gerais ou específicos de um projeto, a fim de obter os melhores resultados.
Esta metodologia enfoca o problema e, através de uma série de fases, consegue dar uma visão geral e completa para poder contemplar todas as resoluções possíveis. O objetivo é chegar à melhor solução sem ignorar qualquer possibilidade ou fator relevante para o problema em questão.
O diferencial da metodologia
O Design Thinking baseia-se na lógica, na imaginação, na intuição e no raciocínio sistêmico, para explorar as possibilidades do que poderia ser - e para criar os resultados desejados que beneficiam o usuário final (o cliente).
Fases de Implementação do Design Thinking
● Imersão - Etapa onde se conhece melhor o cliente, o que ele busca, e de que forma a empresa pode lhe oferecer uma solução.
● Análise e síntese - Os dados coletados na fase de imersão devem ser submetidos a uma fase de análise e síntese, de forma a serem organizadas e criar padrões identificáveis, dentro de uma lógica que permita a compreensão do problema em questão.
● Ideação ou ideation - É a fase onde o perfil de um público alvo é definido, daqueles que serão “servidos” pelas soluções criadas, a partir de ideias inovadoras para um tema do projeto em questão. Nessa fase, brainstormings são realizadas, além de sessões de co-criação com o público e profissionais da área, gerando ideias que serão capturadas.
● Prototipação ou prototipagem - É o momento que ideias abstratas ganham conteúdo formal e material, de forma a representar a realidade capturada e propiciar a validação de todo o conteúdo apreendido.
Como o Design Thinking otimiza resultados
Essa metodologia inovadora e estratégica dá às empresas a oportunidade de atingir as metas sem se deparar com imprevistos, ou pelo menos minimizar os danos que eles poderiam causar.
O design thinking minimiza a incerteza e o risco de inovação, envolvendo clientes ou usuários por meio de uma série de protótipos para aprender, testar e refinar conceitos. Os profissionais de design thinking confiam nos insights dos clientes obtidos em experimentos do mundo real, não apenas em dados históricos ou pesquisas de mercado.
Essa metodologia está ajudando as organizações a mudarem suas culturas para se tornarem mais centradas no cliente e colaborativas. Embora esse tipo de mudança na cultura profunda não aconteça da noite para o dia, pode, em última análise, impulsionar as organizações a se aventurarem em novos mercados e redefinir as empresas.
Se você está interessado no Design Thinking e gostaria de implementá-lo em sua empresa, entre em contato conosco pelo email faleconosco@garagecriativa.com.br!
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