MVP Sprint, o roteiro de 24 horas de inception para você identificar o seu produto mínimo viável

Atualizado: 22 de Mai de 2020



Nos últimos dois anos, tenho executado laboratórios de cocriação com objetivo de ajudar organizações a desenhar o escopo do produto que será validado no mercado em que atua, eventos esses conhecidos como Inception de produto.


Gestores das áreas de tecnologia da informação e negócios, que contratam essa facilitação, faziam questionamentos ao modelo adotado, por quê?


Faziam críticas à carga horária da proposta, que tinha 40 horas distribuídas em 5 dias de agenda. Esse tempo, para muitos, é um grande desafio, pois você precisa reunir todas pessoas, por um tempo tão longo e isso pode gerar impactos na agenda diária.

Outro ponto é que ao final não havia a entrega de um protótipo do produto que seria desenvolvido. Eles, os gestores, não queriam um modelo de baixa fidelidade, esse já havia sido aprovado na etapa anterior, no Design Sprint, o final do laboratório me lembrava um jogo de futebol que você marcou 5 gols no 1o. tempo e tomou 4 gols no 2o. segundo tempo, não perdeu mais a sensação de derrota era gigante.



Inception - a abertura do ciclo de aprendizado do mercado


A Inception de produto ou serviço é um momento que se tem a oportunidade de abertura de ciclo de aprendizado sobre como uma solução será desenvolvida e como a mesma deverá ser testada no mercado.

Aqui, cabe mencionar que acreditamos que a transformação digital é, na verdade, a reinvenção de modelos de negócios, pois depende da transformação das pessoas envolvidas para um novo Mindset.

Defendemos que, indubitavelmente, o uso combinado de abordagens como Design Thinking, Lean Startup e Agile, permite que uma organização tenha a total capacidade de implantar a transformação digital. As abordagens, por sua vez, provocam mudança de comportamento das pessoas e exigem:


Colaboração;

Comunicação;

Engajamento;

Iteração;

Abertura e coragem para o novo.


Como oportunidade de alinhamento usando a participação de todos como fator importante, identificamos dois momentos desse encontro. Primeiro, Business Inception, para que questões de negócio sejam apresentadas. Segundo, Technical Inception, onde questões de tecnologia da informação sejam detalhadas como um primeiro passo de elaboração do escopo mais refinado.

Determinamos alguns objetivos que são norteadores do sucesso do laboratório, devemos alcançar os seguintes pontos:

Produto Mínimo Viável;

Riscos iniciais para desenvolvimento da solução;

Visão da infra estrutura e arquitetura que a solução demanda;

Desenho da formação do CAPACITY da equipe técnica que irá construir a solução;

Orçamento / Custos em alto nível;

Release Plan (horizonte as entregas já quebrados em sprint's);

Construção de um protótipo de alta Fidelidade.




MVP Sprint Framework (Design Thinking + Lean Startup + Agile)


Elaboramos um roteiro de trabalho que permita a flexibilidade de execução, a proposta de laboratório de cocriação. Ele usa a combinação de abordagens como Design Thinking, Lean Startup e Agile. O objetivo principal é a definição do MVP e a ele demos o nome de MVP Sprint.


Design Thinking - desenvolvimento de soluções centradas no ser humano

A primeira parte do roteiro foi de seguir a linha de cocriação, onde pessoas desenvolvem soluções para pessoas. Em laboratório de inovação, usar o direcionamento que design thinking nos permite, para gerar o engajamento e a sinergia no grupo, construir soluções diferenciadas.



Criar escolhas, em um primeiro passo, buscar pelo domínio de linguagem, mapear os atores internos e externos, se necessário com escuta ativa e identificar as dores desses atores, consolidar as informações para definir o objetivo. Fazer escolhas, iniciar a análise de cenário e contexto, identificar os objetivos da organização, propor soluções e decidir por um caminho único.



O duplo diamante nos ajuda a entender o passo do roteiro de desenvolvimento. No Design Thinking, ele é utilizado como norteador das ações e uso das ferramentas.

O roteiro do MVP Sprint está alinhado ao duplo diamante, distribuímos as ações dentro de cada etapa que são: Descobrir, Definir, Desenvolver e Entregar.