MVP Sprint da Garage Criativa auxilia na definição do Produto Mínimo Viável para teste no mercado e ainda propõe mudanças nas organizações
Laboratório de inovação com expertise na oferta de soluções eficientes e experiências para seus clientes, a Garage Criativa mostra neste post por que é a mais indicada para fazer o MVP da sua empresa. A evolução tecnológica fez com que os consumidores se tornassem mais exigentes e a demanda por produtos e serviços de alta qualidade fosse impulsionada. Diante deste cenário, surgiram diversas metodologias e ferramentas para otimizar negócios, com destaque para o Minimum Viable Product (MVP).
A Garage Criativa é inspirada pela abordagem vinda do design, a qual permite a conexão de pessoas para buscar soluções centradas no ser humano e na satisfação das suas necessidades. E dentre as metodologias mais utilizadas pela startup para conceber estas soluções está o MVP Sprint. Ele considera o desenvolvimento do produto e como ele será testado no mercado. Sua principal finalidade é definir o Minimum Viable Product (MVP), ou Produto Mínimo Viável em português.
Afinal, o que é um MVP?
O MVP ou Produto Mínimo Viável é uma versão mais simples do produto criado pela empresa com o intuito de testá-lo com seus clientes. O MVP deve ser um produto com algumas funcionalidades, entregue no menor tempo possível, com valor agregado, com capacidade de gerar receita e apresentar assemelhar a um produto coeso e útil.
Usado principalmente na fase inicial dos negócios, o MVP é extremamente importante para que as empresas testem suas ideias e verifiquem se elas solucionam o problema do consumidor, antes de desenvolver o produto final. Todas as avaliações realizadas servem para confirmar a viabilidade do negócio e conceber o produto ideal para os clientes o mais rápido possível.
Conheça o roteiro MVP Sprint da Garage Criativa
A fim de ajudar organizações a dar forma ao escopo de seus produtos e na criação de protótipos, a Garage Criativa adotou um roteiro chamado MVP Sprint. Seu diferencial é a adoção do método científico na hora de criar um produto e o trabalho baseado em hipóteses e testes com clientes para encontrar a solução ideal.
A metodologia do MVP Sprint é ancorada no ciclo 'Construir – Medir – Aprender', que remete à abordagem do Lean Startup. Podem ser testados serviços ou produtos.
Ao todo, o MVP Sprint compreende cinco etapas:
1) Análise do funcionamento do mercado: aqui o perfil do cliente já deve estar definido e traçado um panorama sobre o mercado com informações até dos concorrentes;
2) Formulação de hipóteses: suposições a respeito do seu público;
3) Definição de métricas e indicadores: elas serão usadas para avaliar desempenho do processo de MVP;
4) escolha das funcionalidades do MPV: demanda equilíbrio entre tempo, recursos aplicados e a forma que o produto será apresentado ao cliente, de modo que seja agregado valor;
5) Testes: momento crucial em que é possível testar sem medo de errar. O objetivo principal aqui é aprimorar o produto final para que ele satisfaça o seu público-alvo.
Entretanto, toda esta jornada para conceber o MVP está intrinsecamente ligada à uma mudança profunda de comportamento da organização e requer colaboração, engajamento, comunicação, iteração e abertura para novidades que podem surgir durante o processo.
Deseja a facilitação de um MVP Sprint em sua empresa ? Chame nosso time do Garage Criativas, estamos rodando workshop's em todo Brasil, podemos te ajudar !
Espero você em nosso próximo artigo !
Garage Criativa
Comments