A moderna indústria de desenvolvimento de software possui várias metodologias de gerenciamento de projetos . Alguns deles são amplamente utilizados em todo o mundo. Outros são menos populares. No entanto, todos eles têm o mesmo objetivo - criar produtos de alta qualidade e entregá-los em menos tempo.
Nos últimos anos, a questão do uso de várias combinações de metodologias de software tem sido extremamente popular. Neste artigo, vamos abordar o trabalho em conjunto de duas muito populares: Lean e Agile. Veja os benefícios de combinar as metodologias e os impactos positivos que pode trazer para o seu negócio.
Metodologia Agile
Agile é uma abordagem para o desenvolvimento de software que se originou no início dos anos 2000. Foi criado em resposta à metodologia tradicional Waterfall. O método antigo não atendia mais a todos os requisitos de projetos modernos de desenvolvimento de software. Era sequencial, por isso, muitas vezes não conseguia entregar os produtos finais a tempo.
O Agile foi inventado por desenvolvedores jovens e experientes que decidiram tornar a engenharia de software mais flexível e aplicável aos requisitos modernos. A maioria dos especialistas concorda que o Agile é baseado em três princípios principais:
● forte comunicação dentro das equipes,
● alto grau de envolvimento do cliente e estrutura iterativa dos projetos.
● comunicação forte é necessária devido aos tamanhos e estrutura das equipes ágeis (eles geralmente são pequenos e auto-gerenciados).
Eles não incluem funções típicas de equipes tradicionais de desenvolvimento de software, como testadores, gerentes de projeto ou analistas. Um desenvolvedor Agile típico deve ser capaz de executar suas tarefas. O cliente faz parte de qualquer equipe Agile.
Lean
Lean é uma metodologia que se originou na década de 40, no Japão. Inicialmente, foi nomeado sistema de produção Toyota, mas mudou seu nome depois que se tornou popular em todo o mundo. Em 2003, depois que Tom e Mary Poppendieck publicaram seu famoso livro “ Lean Software Development ”, a metodologia foi aplicada à engenharia de software.
A metodologia Lean possui sete princípios, que permitem que que o gestor adote uma rotina estratégica, reduzindo o número de erros que ocorrem diariamente.
São eles:
● focar na qualidade durante cada processo;
● criar conhecimento;
● adiar decisões e comprometimentos;
● entregar tudo no menor prazo possível;
● respeitar pessoas e empoderar as equipes;
● elimine desperdícios;
● otimize tudo o tempo todo.
Os dois juntos funcionam?
O Agile é um conjunto de princípios sobre os quais basear sua metodologia de desenvolvimento de software, enquanto o Lean se refere a como executar o desenvolvimento de seus negócios e produtos. Os dois podem se casar muito bem juntos. Você pode certamente fazer Lean sem Agile (e vice-versa), mas colocar os dois juntos trará resultados muito mais efetivos para sua empresa
Como combinar as metodologias Lean e Agile
Grandes organizações que estão usando o Agile estão aplicando uma abordagem de fluxo de valor, típico do método Lean. Várias equipes de desenvolvimento são organizadas em fluxos de trabalho sequenciais e paralelos para que, no final de cada iteração, você obtenha uma nova versão do produto.
Podemos dizer que o Lean preenche uma lacuna relacionada à melhoria contínua. A evolução do Agile é focada principalmente na evolução do produto para se ajustar ao que foi requisitado. No Agile, tanto o produto quanto os requisitos são refinadospor meio da experiência.
Já o Lean trabalha com um método de melhoria contínua e concentra-se no próprio processo de desenvolvimento. Quando é praticado em um projeto Agile, os participantes não apenas sugerem maneiras de melhorar o ajuste entre o produto e os requisitos, mas também oferecem maneiras de melhorar o processo que está sendo usado, algo que normalmente não é enfatizado no Agile
Conclusão
Juntos, as duas metodologias utilizam ciclos reduzidos de trabalho (como em testes, feedback, prototipagem) envolvendo pessoas de diferentes áreas e habilidades. Combinar as metodologias Lean e Agile diminui o risco de entrega de um produto que não corresponda às expectativas do cliente em relação à qualidade, usabilidade e satisfação do público alvo.
Até nosso próximo artigo.
Garage Criativa
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